A drenagem linfática para gestantes tem como objetivo ativar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço das pernas, pés e rosto, eliminando o excesso de líquido através da urina, devendo ser realizada por um fisioterapeuta ou massoterapeuta.
A drenagem linfática na gravidez é contraindicada nos primeiros 3 meses de gestação e é importante que seja feito por um profissional adequado, pois a barriga, as costas e os pés, que são os locais em que pode ser observada maior retenção de líquidos, possuem pontos estimulantes que podem provocar um parto prematuro.
É importante enfatizar que a drenagem linfática manual é um tipo de massagem muito leve em que não há aplicação de força.
BENEFÍCIOS
A drenagem linfática manual para as gestantes é um tipo de massagem muito leve e que ajuda a diminuir o cansaço nas pernas, o desconforto dos tornozelos e os pés inchados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da grávida. No pós-parto a drenagem ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo da mãe e melhorar suas defesas.
- Diminuição do inchaço nas pernas e pés;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Diminuição do risco de desenvolver varizes;
- Melhora da nutrição das células e dos tecidos;
- Promove um bom relaxamento.
É normalmente recomendada a realização de 1 sessão de drenagem linfática por semana durante toda a gravidez e no pós-parto para ajudar na promoção da sensação de bem-estar na mulher.
QUANDO NÃO É INDICADA NA GESTAÇÃO
Apesar de poder ser realizada durante a gravidez, a drenagem linfática pode estar contraindicada em algumas situações como gravidez de risco, insuficiência renal, hipertensão, trombose e doenças relacionadas com o sistema linfático.
COMO SE APLICA A DRENAGEM LINFÁTICA
Nosso sistema linfático possui uma rede de gânglios que se localizam em determinadas áreas do corpo, como na região do pescoço, axilas, virilhas, e região atrás dos joelhos. Estes gânglios podem ser acionados para que aumentem a sua capacidade de desenvoltura através de toques suaves e massagens aplicadas por um especialista.
Mulheres grávidas, crianças ou idosos, devem procurar um profissional qualificado antes de aplicar a drenagem linfática no pré-operatório, além de, assegurarem-se do consentimento de seu médico.
Marque já a sua Consulta de Avaliação Gratuita e após analisarmos o seu caso, indicaremos qual melhor tratamento mais para si!